O significado do nome Coíris

A história e o significado do nome Coíris

por Heloisa Gappmayerr Biscaia

 

            Fazendo um movimento de observação de diversas palavras que fazem sentido para aquilo que eu mais gostaria de promover e ver acontecer no mundo, percebi que a grande maioria começava com as letras ‘CO’… Coerência, Coisas, Colaborar, Colega, Colorido, Cores, Com, Comovida, Compaixão, Companheiro, Comparecer, Compartilhar, Compensar, Comprometimento, Compromisso, Comunhão, Comunicação, Comunidade, Conciliação, Conduzir, Conectar, Confiança, Conhecimento, Consciência, Conservação, Construção, Contemplar, Contentamento, Continuar, Convite, Conviver, Cooperação, Coração, Coragem… Coincidências?

            Percebendo o quanto esse conjunto de palavras é significativo, decidi que a escolha por um nome faria parte deste mesmo grupo, e portanto começaria com ‘CO’.

            No entanto, queria que fosse uma palavra nova, que ainda não tivesse nenhum significado conhecido ou especifico, e que ao longo da nossa atuação no mundo pudesse ser construído esse novo conceito. Um desafio e tanto! E fui imaginando que palavra nova poderia ser essa que nos nominaria e que começasse com ‘CO’.

            Seguindo a busca por aquilo que tem significado para mim, me dei conta do quanto sempre fui apaixonada pelas cores, o colorido das flores, da natureza, do por-do-sol, o arco-íris, as cores e suas misturas e manifestações no mundo. Desde pequena sempre amei colorir e as caixas de lápis de cor com 36 cores ou mais mantinha organizadas numa sequência harmoniosa, como no arco-íris 🙂 E logo percebi que no meio da palavra arco-íris tinha o ‘CO’! Feliz, experimentei tirar o ‘ar’ do início e então, pela primeira vez, li: Coíris.

            Entusiasmada com a descoberta segui explorando as possibilidades de significado nesta nova palavra que descobri/inventei: COÍRIS. Diversas abstrações começaram a surgir, como: vou abrir mão do elemento ‘ar’ para incluir todos os elementos (terra, fogo, água, ar e éter)… íris da íris do olho, então COÍRIS tem a ver com um olhar a partir do coração… um novo olhar… um olhar mais profundo e integrado da vida… Fui gostando e me sentindo feliz este nome: Coíris, que começava a fazer sentido e ter significado para mim.

            Continuei minha investigação e lembrei que existia a deusa Íris. Pesquisei e descobri que na mitologia grega a deusa Íris era uma mensageira dos Deuses do Olimpo, ela transmitia mensagens dos deuses aos homens na Terra. E quando ela vinha para a Terra deixava nos céus o seu rastro, o arco de Íris. Ela une o céu e a terra. Achei lindo e mais significativo ainda. Além disso, Íris representa a construção de uma personalidade estável e equilibrada. É a temperança e verdadeira misericórdia, uma cuidadosa percepção de uma situação específica com objetivo de preservar a harmonia. Para mim fez todo sentido, e decidi deixar o íris depois do ‘CO’.

            Assim, Coíris emergiu em nosso vocabulário com um significado a ser compreendido e desvendado ao longo da sua existência. Arrisquei dar um início.

            Coíris: Escolhas saudáveis a partir da expansão da consciência. Conscientemente estar no centro de si mesmo, fazendo escolhas responsáveis pela sua saúde e vida; pensar, falar e agir coerente do que deseja conservar no presente.